Criar modelo DOCX
Os modelos DOCX na ZapSign permitem a automação de documentos com campos dinâmicos, facilitando a geração de contratos, acordos e outros documentos recorrentes. Criar documentos a partir de um modelo é útil para diversos casos de uso, como:
Enviar um documento para que o signatário preencha um formulário e, com essas informações, gerar o documento. Exemplos: solicitação de apólice de seguro, termo de consentimento, inscrições para eventos, entre outros.
Enviar um documento com informações parcialmente preenchidas, permitindo que o signatário complete o formulário e os campos restantes. O documento será criado com os campos dinâmicos, e o signatário continuará com o processo de assinatura. Exemplos: abertura de contas bancárias, solicitação de empréstimo.
Preencher todos os campos dinâmicos para criar o documento final, onde o signatário apenas precisará assinar. Exemplos: contrato de trabalho, nota promissória, contrato de aluguel.
Criação do Documento no Word (DOCX)
Antes de utilizar o endpoint para criar um modelo na ZapSign, é necessário preparar o arquivo DOCX com os campos dinâmicos que serão substituídos por informações específicas em cada geração de documento. Para isso, siga estes passos:
Criação do Documento no Word (DOCX)
Antes de utilizar o endpoint para criar um modelo na ZapSign, é necessário preparar o arquivo DOCX com os campos dinâmicos que serão substituídos por informações específicas em cada geração de documento. Para isso, siga estes passos:
Criar o documento base
Utilize Microsoft Word, Google Docs (exportando para DOCX) ou qualquer editor compatível com o formato DOCX.
Redija o conteúdo do documento, garantindo que esteja bem estruturado.
Definir os campos dinâmicos
Os campos dinâmicos são representados por chaves duplas {{campo}} dentro do documento.
Exemplo: {{nome}}, {{data}}, {{email}}.
Evitar imagens e tabelas
Recomendamos evitar o uso de imagens e tabelas no documento DOCX, pois isso pode interferir no correto funcionamento da funcionalidade.
Salvar e exportar
Salve o arquivo no formato
.docx
.Verifique se os campos dinâmicos estão corretamente escritos e posicionados.
Após a preparação do documento DOCX, será possível utilizar o endpoint correspondente para enviar o modelo para a ZapSign e começar a gerar documentos de forma automatizada.
Criar modelo DOCX
POST
https://api.zapsign.com.br/api/v1/templates/create
Headers
Authorization*
string
Api token a frente do texto "Bearer".
Ex: Bearer c7f35c84-7893-4087-b4fb-d1f06c23
Request Body
name
string
Título do documento. String de até 255 caracteres
url_docx
string
Deve ser uma URL pública, e o tamanho máximo do documento é de 10MB.
base64_docx
string
Documento convertido para uma string em base64 (mais detalhes abaixo).
lang
string
Idioma do documento. Valores possíveis: "pt-br" (português), "es" (espanhol), "en" (inglês). Default: "pt-br"
observers
array<string>
Representa os observadores do documento (limite de 20), ou seja, endereços de e-mails que serão notificados após a conclusão do fluxo de assinatura. É um array de strings.
first_signer
Object
Configuração do signatário do documento.
Configurando o Signatário
Esses campos permitem ajustar a experiência de assinatura, como o método de autenticação.
Os dados do signatário (nome, e-mail e telefone) são definidos ao criar o documento a partir de um modelo.
first_signer
blank_email (boolean): Se definido como true, o e-mail do signatário não será solicitado e não será incluído no relatório de assinatura. É obrigatório ter o e-mail OU o número de telefone do signatário. Valor padrão: false.
blank_phone (boolean): Se definido como true, o número de celular do signatário não será solicitado e não será incluído no relatório de assinatura. É obrigatório ter o e-mail OU o número de telefone do signatário. Valor padrão: false.
qualification (string): Papel do signatário que será exibido no relatório de assinatura. Por exemplo, "Testemunha" será mostrado como "Assinou como Testemunha". Valor padrão: "".
auth_mode (string): Escolha o método de autenticação para o signatário. Isso adiciona mais segurança ao documento assinado. Para mais informações sobre os métodos de autenticação, clique aqui. Valor padrão: "assinaturaTela".
"assinaturaTela"
Assinatura diretamente na tela.
Sem custo
"tokenEmail"
Envio de token via e-mail para autenticação.
Sem custo
"assinaturaTela-tokenEmail"
Combinação de assinatura na tela e token enviado por e-mail.
Sem custo
"tokenSms"
Envio de token via SMS para autenticação.
R$0,10 por envio
"assinaturaTela-tokenSms"
Combinação de assinatura na tela e token enviado por SMS.
R$0,10 por envio
"tokenWhatsapp"
Envio de token via WhatsApp para autenticação.
5 créditos
"assinaturaTela-tokenWhatsapp"
Combinação de assinatura na tela e token enviado por WhatsApp.
5 créditos
"certificadoDigital"
Autenticação com certificado digital.
5 créditos
"CPF"
Autenticação com verificação de CPF.
Sem custo
"assinaturaTela-cpf"
Combinação de assinatura na tela e verificação de CPF avançado.
Sem custo
require_selfie_photo (boolean): Se definido como true, o signatário será solicitado a tirar uma selfie durante o processo de assinatura (não há validação da foto). Valor padrão: false.
require_document_photo (boolean): Se definido como true, o signatário será solicitado a tirar uma foto da frente e do verso do seu documento de identidade durante o processo de assinatura (não há validação da foto). Valor padrão: false.
selfie_validation_type (string): Métodos biométricos avançados para validar a identidade do signatário. Para saber mais sobre cada método, clique aqui.
"liveness-document-match"
Reconhecimento facial que solicita que o signatário faça o upload de uma foto do documento de identidade e grave o rosto. Valida que a pessoa é a mesma do documento e que está presente no momento da assinatura
Todos os países
15 creditos
"liveness-NXCD"
Valida que a pessoa está presente no momento da assinatura com um vídeo passivo (liveness)
Todos os países
15 creditos
“face-match-and-datavalid”
Autenticação via verificação facial com correspondência no banco de dados do governo (Serpro), confirmando o CPF e a CNH.
Disponível somente para o Brasil.
35 créditos
“identity-verification-global”
Verificação global da identidade do signatário no momento da assinatura, incluindo autenticação do documento e correspondência facial.
Todos os países
50 créditos
Request
Response
Próximos Passos
Se o signatário precisar preencher os campos dinâmicos no formulário durante a assinatura, você deve configurar o formulário usando o endpoint "Configuração de Formulário de Modelo".
Para criar documentos a partir deste modelo, acesse a seção "Criar Documento via Modelo".
Sobre Base64
Base64 é uma forma simples de converter arquivos em texto. Se quiser saber mais detalhes sobre o que é Base64, você pode consultar sua definição completa aqui.
Ao converter um arquivo para Base64 e enviá-lo como texto no corpo da requisição, ele se torna mais fácil de manipular do que, por exemplo, o formato multipart/form-data
.
Para testar a API, você pode converter manualmente seu arquivo DOCX para Base64 através de diversos sites online, como este.
Quando a API já estiver integrada ao seu sistema, procure a função correspondente na sua linguagem de programação para converter arquivos para Base64.
Atenção: Você deve enviar o parâmetro base64_docx somente com a conversão Base64 do arquivo. Não inclua data:application/pdf;base64, no seu parâmetro.
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