Criar documento (OneClick)
Este endpoint permite criar um documento para assinatura com um clique a partir de um arquivo PDF ou DOCX. É recomendado quando você já possui o arquivo final e apenas precisa configurar o documento e os signatários. Para utilizá-lo, você deve enviar os dados no formato JSON e também receberá a resposta no mesmo formato.
Criar documento via upload
POST
https://api.zapsign.com.br/api/v1/docs
Dica: para enviar vários documentos em um envelope para que o signatário os assine ao mesmo tempo, primeiro crie o documento com este endpoint e, em seguida, adicione os outros documentos utilizando o endpoint Adicionar anexo (documento extra).
Headers
Authorization*
string
Api token a frente do texto "Bearer".
Ex: Bearer c7f35c84-7893-4087-b4fb-d1f06c23
Request Body
name
string
Título do documento. String de até 255 caracteres
url_pdf
string
Defina o PDF a ser assinado, a partir de uma URL pública com o arquivo. Aceitamos por enquanto apenas um arquivo no formato PDF, de até 10Mb.
base64_pdf
string
Alternativa ao url_pdf: Defina o PDF a ser assinado, a partir de um base64. Você deve converter o arquivo para uma string em base64 e nos enviar neste parâmetro (mais detalhes abaixo).
signers[name]
Array<Signer>
O campo 'signers' representa os signatários do documento, ou seja, quem irá assinar. A configuração de cada signatário esta abaixo.
É um array de objetos.
url_docx
string
Alternativa ao url_pdf: Defina o Word (.docx) a ser assinado, a partir de uma URL pública com o arquivo. Aceita um arquivo no formato .docx, de até 10Mb.
base64_docx
string
Alternativa ao url_pdf: Defina o Word (.docx) a ser assinado, a partir de um base64. Você deve converter o arquivo para uma string em base64 e nos enviar neste parâmetro (mais detalhes abaixo).
lang
string
idioma do documento. Valores possíveis: "pt-br" (português), "es" (espanhol), "en" (inglês). Default: "pt-br"
disable_signer_emails
boolean
para desativar os e-mails enviados aos signatários, envie esse parâmetro como true. Default: false
brand_logo
string
(se deseja personalizar a logomarca da experiência de assinatura deste documento específico, envie a URL da imagem (precisa ser um link publicamente acessível).
Default: ""
brand_primary_color
se deseja personalizar a cor primária (do botão) da experiência de assinatura deste documento específico, envie em rgb ou hexadecimal.
Ex: "#0011ee".
Default: ""
brand_name
string
se deseja personalizar o nome do remetente dos e-mails enviados ao signatário, insira aqui o nome da marca. Por exemplo, se inserido "XPTO Advogados", o remetente do e-mail será "XPTO Advogados via ZapSign".
Max-length: 100 caracteres.
Default: ""
external_id
string
ID do documento na sua aplicação.
Default: ""
folder_path
string
caminho da pasta dentro da ZapSign em que o documento será colocado. Se as pastas não existirem, serão criadas automaticamente. Requisitos: (1) o folder_path pode ter até 255 caracteres, (2) cada pasta pode ter até 50 caracteres, (3) há um limite de 5 níveis de pasta.
Ex.: "/api/" ou "/pasta1/pasta2/pasta3/".
Default: "/" (sem pasta).
created_by
string
e-mail do usuário que será definido como criador do documento, para fins de organização interna. Caso o e-mail não exista ou não seja usuário da sua conta, este parâmetro será ignorado.
Default: ""
(documento terá como criador o proprietário da conta)
date_limit_to_sign
DateTime
Data limite para assinatura do documento.
Formatos aceitos:
YYYY-MM-DD
YYYY-MM-DDTH:m:s.ssssssZ
signature_order_active
boolean
Se verdadeiro, as assinaturas do signatário serão solicitadas sequencialmente.
Default: false
observers
array<string>
Representa os observadores do documento (limite de 20), ou seja, endereços de e-mails que serão notificados após a conclusão do fluxo de assinatura. É um array de strings.
reminder_every_n_days
integer
Representa o intervalo de dias entre os lembretes que serão enviados para os signatários.
allow_refuse_signature
boolean
Se verdadeiro, os signatários tem a opção de se recusar a assinar. Default: false.
disable_signers_get_original_file
boolean
Se verdadeiro, os signatários não tem a opção de baixar o documento original.
Default: false.
Configurando signatários
Esses campos permitem ajustar a experiência de assinatura para cada pessoa envolvida.
Aviso: ao criar um documento com OneClick, é necessário preencher as informações de name, email ou phone, já que o signatário apenas aceitará a assinatura do documento por meio de uma checkbox (é opcional habilitar a assinatura). Além disso, não é possível definir métodos de autenticação (auth_mode, selfie_validation_type, require_document_photo, require_selfie).
Documento - raiz do JSON:
Signers
name (string): O nome do signatário. Obrigatório.
email (string): O e-mail do signatário. É obrigatório definir o e-mail ou o telefone, pois o signatário não poderá preencher esses dados.
phone_country (string): O código do país do telefone do signatário. É obrigatório definir o e-mail ou o telefone, pois o signatário não poderá preencher esses dados.
phone_number (string): O número de telefone do signatário. É obrigatório definir o e-mail ou o telefone, pois o signatário não poderá preencher esses dados.
send_automatic_email (boolean): Se true, a ZapSign irá enviar um e-mail ao signatário com o link para assinar o documento. Se false (default), você é quem se encarregará de compartilhar o link de assinatura com o signatário, seja pelo seu site, widget, WhatsApp, SMS, e-mail, chat etc. Observação: para isso funcionar, é obrigatório que o email do signatário seja definido.
send_automatic_whatsapp (boolean): Se true, a ZapSign irá enviar uma mensagem por WhatsApp ao signatário com o link para assinar o documento. Se false (default), você é quem se encarregará de compartilhar o link de assinatura com o signatário, seja pelo seu site, widget, WhatsApp, SMS, e-mail, chat etc. Observação: para isso funcionar, é obrigatório que o phone_country e phone_number do signatário sejam definidos e cada envio automático via WhatsApp custa R$ 0,50. Adicione créditos em Configurações > Plano.
send_automatic_whatsapp_signed_file (boolean): Se true, a ZapSign irá enviar uma mensagem por WhatsApp ao signatário com o link para o arquivo assinado. Se false (default), você é quem se encarregará de compartilhar o link de assinatura com o signatário, seja pelo seu site, widget, WhatsApp, SMS, e-mail, chat etc. Observação: para isso funcionar, é obrigatório que o phone_country e phone_number do signatário sejam definidos e cada envio automático via WhatsApp custa R$ 0,50. Adicione créditos em Configurações > Plano.
order_group (integer): Caso "signature_order_active" esteja ativo no document, esse campo controla a ordem de assinatura. Exemplo: Se o order_group é 1, esse será o primeiro a assinar, se o order_group for 2 esse será o segundo a assinar e assim por diante.
custom_message (string): (apenas relevante caso send_automatic_email: true). A custom_message é a mensagem personalizada que você pode inserir no e-mail enviado pela ZapSign ao signatário. Exemplo: "Olá Fulano, \n Este é o seu contrato de trabalho. \n Abraços, Equipe XPTO". O símbolo \n serve para "pular uma linha" no texto do e-mail. Default: ""
blank_email (boolean): Você pode não solicitar o email do signatário. Default: false
hide_email (boolean): Você pode ocultar o email do signatário no relatório de assinaturas. Default: false
blank_phone (boolean): Você pode não solicitar o telefone do signatário. Default: false
hide_phone (boolean): Você pode ocultar o telefone do signatário no relatório de assinaturas. Default: false
qualification (string): Qualificação para aparecer no relatório de assinaturas. Ex: valor "testemunha" irá resultar em "Assinou como testemunha". Default: ""
external_id (string): ID do signatário na sua aplicação. Default: ""
redirect_link (string): link para redirecionamento após signatário assinar. Por exemplo: "https://www.seusite.com.br/agradecimento". Irá aparecer como um botão "CONTINUAR" abaixo dos botões "Baixar original" e "Baixar assinado". Lembre-se de inserir o http:// ou https:// no começo do link. Default: ""
Exemplos de requisição
O que faço com a resposta?
Após uma requisição bem sucedida, você deverá receber uma resposta como essa:
Atenção: os links retornados em original_file e signed_file são temporários e duram 60 minutos. Caso seu sistema necessite salvar estes links é recomendado que sejam baixados em uma CDN própria ou que o endpoint de Detalhar documento seja consultado sempre para garantir que seu usuário sempre receberá um link válido.
O próximo passo é compartilhar os links de assinatura com cada signatário através da sua aplicação. Cada link é composto pela rota base:
No exemplo acima, em que temos dois signatários, você deverá enviar dois links específicos, um para cada signatário, utilizando o respectivo token:
Agora, basta aguardar que os signatários acessem os links e concluam a assinatura!
Editar documento OneClick em andamento
É possível adicionar, remover ou editar um signatário de um documento em andamento. É importante destacar que, para adicionar ou editar um signatário, não é possível utilizar os parâmetros auth_mode, selfie_validation_type, require_document_photo ou require_selfie, pois o OneClick é uma experiência de assinatura simplificada e não é compatível com métodos avançados de autenticação.
Leia a documentação para:
Sobre o base64
Base64 é uma maneira simples de converter um arquivo em texto. Veja aqui uma definição mais completa https://pt.wikipedia.org/wiki/Base64. Assim, converter o arquivo em base64 e enviar como texto no corpo da requisição é mais fácil do que lidar com multipart/form-data, por exemplo.
Para testar a API, você pode converter manualmente seu PDF em base64 através de vários sites, como esse: https://base64.guru/converter/encode/pdf
Quando a API já estiver integrada em seu sistema, procure a função adequada na sua linguagem de programação que pode converter o arquivo em base64.
Observação: você deve enviar o parâmetro base64_pdf apenas com a conversão do arquivo em base64. Não insira data:application/pdf;base64, na sua string.
Não quer trabalhar com base64? Suba seu PDF em uma url pública e use o parâmetro url_pdf.
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